segunda-feira, 22 de março de 2010

Liga-se ou ligasse?


LIGA-SE
 - Esta máquina liga-se sozinha, não te parece estranho? 
(a máquina realiza sozinha a acção de se ligar a si própria)
- Em Portugal, liga-se muito à aparência de cada um. 
(um sujeito incerto liga muito a...)

Os exemplos com "liga-se" mostram-nos que o "-se" é de novo do pronome reflexo da 3ª pessoa do singular. Ora, os pronomes são sempre separados do verbo por hífen. Trata-se da forma reflexa do Presente do Indicativo. Portanto, a acção reflecte algo que acontece efectivamente no tempo presente.


LIGASSE
 - Ele disse que se eu ligasse aqui esta ficha, rebentavam os fusíveis. 
(acção pendente - ainda não ligou)
- A minha mãe queria que eu ligasse mais à aparência. 
(acção pendente - ainda não liga)

Os exemplos com "ligasse" são frequentemente precedidos das conjunções "que" ou "se" e reflectem acções desejadas, mas sobre as quais existe dúvida, que estão pendentes. A acção ainda não se realizou.
Trata-se do Pretérito Imperfeito do Conjuntivo, pelo que os dois ésses servem como marca desse tempo e modo.

Concluindo:

1. Se escrevemos uma frase com um verbo que reflecte uma acção não realizada, ou seja, não acabada (modo conjuntivo), usamos "ligasse, quisesse, fizesse, soubesse".

2. Se escrevemos "se", como em "liga-se, soube-se, fez-se, quis-se" estamos a usar um verbo no Presente.

Se não expliquei bem, por favor façam-me mais perguntas.

6 comentários:

Anónimo disse...

ok. muito bom, tirei minhas duvidas.

Anónimo disse...

ok. muito bom, tirei minhas duvidas.

Anónimo disse...

Gostei

Anónimo disse...

Obrigada prof, fiquei esclarecida

Unknown disse...

Então essa forma se liga, está incorreta?

Unknown disse...

Então essa forma se liga, está incorreta?